story

O conjunto arquitetônico

O projeto de reabilitação do Parque Usina de Putinga foi concebido de forma a integrar o Patrimônio Cultural por meio do restauro da antiga usina e sua tubulação, com a arquitetura de seus elementos de apoio, como o espaço multiuso e a preservação do seu Patrimônio Natural composto pela água, flora, fauna, solo e elementos da paisagem. Partindo do conceito de mínima intervenção e respeito à paisagem natural o projeto arquitetônico utilizou as condicionantes pré existentes no terreno para acomodar as novas funções, integrando os elementos novos em suaves caminhos, telhados verdes, inseridos dentro de um paisagismo que prioriza a flora nativa ornamental e os espaços de convívio abertos. O projeto cultural tem como objetivo fomentar novas possibilidades de interação com a comuni-dade e região, valorizando o passado e novos usos no presente. O Parque Usina de Putinga é também um espaço de cultura da paz, promovendo a cidadania, num ambiente de respeito às diversidades culturais que convivem com a diversidade da fauna e flora.


story

Exposição

O projeto visa o resgate histórico e natural do território, estimulando na população um senso de cuidado e pertencimento com a cultura local. O Parque Usina Putinga conta com duas exposições de longa duração localizadas em diferentes espaços. O primeiro, na Casa de Máquinas, apresenta aos seus visitantes parte da trajetória da usina hidrelétrica através de uma linha do tempo, fotografias de época e depoimentos de pessoas ligadas à essa história, onde também é possível contemplar o maquinário original, responsável pelo funcionamento da usina desde seus primórdios. Já no espaço multiuso, a exposição apresenta uma abordagem a partir da perspectiva do visitante sobre o território onde está localizada a usina (atual parque) e a relação da construção deste complexo no ecossistema existente na região, sua interação com o homem, a natureza e a cidade, sempre de forma interativa e contemplativa.

story

Pedagógico

Agende conosco a visita de sua escola

O Projeto Pedagógico do Parque Usina de Putinga, visa valorizar a história, a cultura, a fauna e a flora do local. O Projeto conta com 6 cadernos, compreendendo: Caderno do Professor, Caderno do Pesquisador para todos os níveis de ensino (Educação Infantil ao Ensino Médio) e um material com estratégias para mobilização da comunidade. Esta proposta foi pensada para que as atividades possam ser realizadas tanto livremente no Parque (suas áreas internas e externas), como nas escolas e junto às famílias. O Projeto está ancorada em três pilares: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade, contando com um material construído especialmente para levar o estudante, a comunidade e os visitantes a uma descoberta das riquezas locais e a preservação das memórias históricas do Parque Usina de Putinga.na APA.

story

Ambiental

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), instituído pela Lei 9.985 de 2000, define que Unidade de Conservação é o espaço territorial e seus recursos ambientais instituído pelo poder público através de uma lei. Este espaço tem objetivos de conservação, limites definidos e a ele se aplicam garantias de proteção. As unidades de conservação se dividem em dois grupos: Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

Uma Área de Proteção Ambiental (APA) pertence ao grupo das Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Se trata de uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos bióticos (fauna e flora), abióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população. Tem como objetivos básicos proteger a biodiversidade, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Por se tratar de um tipo de unidade de conservação menos restritivo, estas áreas existem para conciliar e ordenar a ocupação humana e o uso sustentável dos seus recursos naturais. Desta forma, a ideia do desenvolvimento sustentável direciona as atividades a serem desenvolvidas na APA.

story

A Área de Proteção Ambiental da Barragem Santa Lúcia está localizada na zona rural, em uma região em que as cotas variam de 400 a 700 metros de altitude, sendo que o lago da Barragem Santa Lúcia está situado na porção mais elevada. Em razão destas diferenças de altitude, das condições do terreno e do solo, há duas formações vegetais que se mesclam e compõem a floresta local, caracterizadas como Floresta Estacionai Decidual e Floresta Ombrófila Mista. Destaca-se a presença das formações florestais originais e de seus remanescentes, mantendo-se preservada 51% da mata nativa. As atividades econômicas predominantes estão relacionadas ao extrativismo vegetal, principalmente à erva-mate e à silvicultura. O potencial turístico se dá pela grande beleza cênica, que além da vegetação nativa conta com uma cascata formada pela água excedente da barragem que desemboca em um penhasco com queda de aproximadamente 70 metros de altura. Estes fatores justificam a criação desta Área de Proteção Ambiental de Uso Sustentável, que tem o objetivo de conciliar o uso dos recursos ambientais com a preservação da natureza.

Área de Lazer

O parque dispõem de um espaço amplo para convívio, onde os moradores locais e de outras regiões possam curtir os dias e momentos de folga com amigos e familiares. A estrutura e mobiliário urbano são adequados para receber visitação, disponibilizando banheiros, cafeteria, chimarródromo e playground infantil. A cobertura do memorial conta com um espaço de permanência e um mirante com vista para todo o parque. Um ambiente ideal para apreciar as paisagens e belezas de Putinga. Os materiais utilizados são característicos da região, com pedra basalto usufruída na pavimentação e revestimento do memorial.

Espaços:

  • Espaço de Convívio
  • Queda de água
  • Exposição
  • Visita guiada
  • Chimarródromo
  • Torre
  • Usina
  • Canalização
REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

FINANCIAMENTO