História
Produzir energia elétrica para todos. Essa foi a premissa inicial da Usina hidrelétrica Putinga S.A. naquele longínquo ano de 1947, data de inicio de sua construção. A ideia inovadora surgiu da união de comerciantes, industriários e moradores das localidades de Putinga, Anta Gorda, Ilópolis e Arvorezinha — que na época ainda eram distritos do município de Encantado, na região doVale doTaquari.
Mas qual o motivo de construir uma hidroelétrica naquela localidade? Aproveitar uma queda d'água existente no Arroio Putinga para produzir, gerar, transmitir e distribuir energia elétrica para os serviços públicos, residenciais, comerciais e industriais das localidades vizinhas. Porém, o sonho não durou muito.
Em 14 de setembro de 1953, uma fissura na estrutura da barragem da usina causou um acidente que ainda hoje vive na memória dos moradores de Putinga. Pelo menos 22 edificações foram destruídas e centenas de famílias tiveram suas casas, plantações e animais atingidos de alguma maneira. Felizmente a tragédia não causou nenhuma morte, graças ao heroísmo do morador e funcionário da usina, Augusto Franklin Gheno, que ao constatara ameaça, alertou toda a população da cidade.
25 anos depois, a Usina Hidrelétrica é incorporada à Prefeitura de Putinga, incorporada ao DEMEP (Departamento Municipal de Energia de Putinga).
Desativada no final dos anos 90, a usina segue hoje como parte da história de Putinga. A permanência da barragem, dos dutos, da casa de máquinas e sua relação com o ecossistema local, colocaram este conglome-rado no circuito turístico natural da região. Surge assim o projeto Parque Usina Putinga, um ecomuseu destinado à preservação do patrimônio material e imaterial localizado no território que engloba todo complexo da usina e seu patrimônio ambiental.